quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Onigiri: Bolinho de Arroz



Oiee meus amores, hoje vim falar de um bolinho de arroz super popular no japão.
Contar para vocês algumas curiosidades e trazer uma receita ensinando como fazer esse bolinho de arroz maravilhoso.
Espero que gostem...
Photobucket


Curiosidades:
O Onigiri também conhecido como Omusubi é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori.
Ele pode receber vários tipos de recheio, mas tradicionalmente é recheado com Salmão frito ou qualquer outro tipo de ingrediente salgado ou azedo. No Japão o onigiri é encontrado em uma infinidade de lugares por serem bastante popular, que vão desde lojas de conveniência, supermercados, feiras livres, casas de sushi ou até mesmo estabelecimentos especializados em onigiri chamados onigiri-ya.


Pode também personalizar o Onigiri. Por rostinhos feitos com a folha de nori e também outros formatos de Onigiri, como de ursinhos, estrelas, corações entre outros formatos.
O importante é ter uma boa forminha, grande imaginação e assim fazer um Onigiri só seu!



Existe vários tipos de recheios para Onigiris e você também pode criar um recheio diferente feito por você.

Escrituras do o século XV, contam que muitos samurais guardavam bolinhas de arroz em bambus, e usavam como refeição durante as batalhas, por ser leve e de fácil transporte.


 Nos anos 80, foi construída uma máquina que fazia onigiri em forma de triângulo. Isto foi encarado inicialmente com certo ceticismo porque, ao invés de ter o enchimento rolado do modo tradicional (para dentro), o enchimento foi posto simplesmente fazendo-se um furo no onigiri e escondendo com nori.



---------------------------------------------------------------------------------
Passo a Passo:

Ingredientes:
450 gramas de arroz japonês
500 ml de água
sal a gosto
um pouco de água para molhar as mãos
nori (algas) cortadas e tirinhas a gosto

Arroz:
Lave bem o arroz até que a água fique quase transparente. Deixe-o descansar por 30 minutos na peneira (isso vai permitir que ele hidrate lentamente). Transfira para uma panela de fundo espesso o arroz lavado, a água e a alga, e deixe em fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar assim por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar (ainda com a panela tampada) por mais 10 minutos.Pode-se utilizar também uma panela de pedra-sabão: o resultado é surpreendente. No caso da panela de pedra, o fogo deve ser forte nos primeiros 10 a 15 minutos (dependendo da sua espessura). Desligue e deixe tampado por 20 minutos.

Nao se esqueça de que, se o arroz for novo, deve-se reduzir a quantidade de água em 30 a 40 ml. Se o arroz estiver meio velho, coloque 1 colher (chá) de óleo neutro (canola, arroz, semente de uva): ele dará liga e brilho ao arroz ressecado.


Onigiri

Retire o arroz da panela, evitando a porção que grudou no fundo (se houver).
Cubra o arroz com filme plástico, evitando que esfrie (osonigiri devem ser moldados ainda quentes).
Preencha ½ xícara (chá) de arroz cozido.
Faça uma cova ao centro e coloque o recheio a seu gosto (umeboshi, atum, salmão salgado grelhado, lascas de bonito seco, ovas de salmão ou caviar).
Molhe as mãos com um preparado de 1 xícara (chá) de água e 1 col. (sopa) de sal.
Com as mãos molhadas, faça bolinhos redondos ou triangulares: forme cones com as mãos e aperte o arroz. O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos.
Pode-se enrolar os onigiri com alga shiso, folhas de shiso ou cobrir com gergelim torrado.


Recheios
A ameixa umeboshi deve ser colocada dentro do bolinho sem a semente. (Dependendo do tamanho, ela deve ser colocada inteira ou pela metade.)O atum em lata deve ser misturado com maionese até que fique cremoso, e temperado com shoyu e um pouquinho de suco de limão.

Já o salmão deve ser em filés, com a pele, e levemente salgado. Deixe-o secar na geladeira, embrulhado em papel-absorvente e sem filme, para perder a umidade. Deixe por 1 noite e, no dia seguinte, grelhe o peixe. Retire espinhas e pele, leve ao fogo e, com uma espátula, esmigalhe e seque. Tempere com saquê e um pouquinho de shoyu.

Lascas de bonito seco (okaka): coloque em 1 xícara (chá) as lascas de bonito e tempere com shoyu e gergelim torrado.

Ovas de salmão: deixe de molho por 1 noite 2 colheres (sopa) de ovas de salmão temperadas com 1 colher (sopa) de saquê e ½ colher (café) de shoyu.
Umeshiso: pique 3 umeboshi sem sementes e misture a 5 folhas de shiso (cortado fininho) e 1 colher (sopa) de gergelim torrado.

Rendimento:12 bolinhos
Para se inspirar-se na hora do preparo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leiam antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Deixe o link de se blog! Retribuirei a visita e comentário na medida do possível.
★ Ei, se quiser, e pode usar essas carinhas!

=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †
(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰ (◡‿◡✿) (◕〝◕)
✿◕ ‿ ◕✿   ❀◕ ‿ ◕❀   ❁◕ ‿ ◕❁   ✾◕ ‿ ◕✾  
^o^   ^.^   ^.^)   =^.^= ≧ω≦ ◎ܫ◎ ☼_☼ ◔_◔ ಠ_ಠ⊙_ʘ
(♥_♥) (◆_◆) (╥﹏╥) ( > c < ) (°ο°)(^人^) (˙×˙)
♥ ❤ ❥ (❥) 『♥』^♥^ ՏՁ »♥« 【★】 ★ ✰ ╰★╮
(*・∀・)/♡\(・∀・(゚ー゚)(。_。)*)(^_-)
。◕‿◕。 ^_^ ^.^ *o* *u* ^o^ T_T T.Tオ(・ェ・)ヤ(・ェ-)ス(-ェ・)ミ(-ェ-)。(◕‿◕✿) ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽● ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ≡(▔﹏▔)≡O(≧∇≦)O( ̄▽ ̄)ノヘ(^_^ヘ)(ノ^_^)ノ(*´ο`*)\(^∀^)メ(^∀^)ノ (^з^) (♥_♥) (*^.^) (^_^) ●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●