sábado, 18 de maio de 2013

Escolas no Japão

Tumblr_mkso3v88ap1r0yqlio1_500_large

Aye!
Como estão pandinhas? =^.^=
A mel veio falar sobre as escolas no japão . Que burra,o titulo já diz isso!




O sistema educacional público japonês foi criado em 1872 com base no sistema escolar ocidental. Em 1875, havia 25.000 escolas primárias em todo o país, praticamente o mesmo número existente nos dias de hoje. A maioria dos estabelecimentos funcionava em salas alugadas de moradias e templos. Atualmente, 90% dos estudantes primários e 70% dos estudantes secundários freqüentam escolas públicas.

O ensino compulsório japonês corresponde a nove anos, sendo seis de escola primária e três de escola ginasial; o índice de crianças matriculadas em idade escolar no nível primário é de 99,8%. Dentre os estudantes que se formam no nível ginasial, cerca de 96% dos estudantes prosseguem seus estudos no Ensino Médio e 38% , no ensino superior.




O ano letivo japonês é de Abril a Março e o ano escolar é dividido em 3 períodos. Os estudantes desfrutam de 3 férias anualmente: férias de Verão (final de Julho - final Agosto), férias de Inverno (final de Dezembro - início de Janeiro) e férias de Primavera (final de Março - início de Abril). As aulas são ministradas de cinco a seis dias por semana das 8h30 às 15h ou 15h30, e nos sábados até às 12h.

O currículo escolar japonês é constituído de matérias básicas, educação moral e atividades especiais pré-estabelecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes , Ciência e Tecnologia do Japão. As matérias básicas lecionadas se dividem da seguinte forma:

Nível Primário: 
Língua Japonesa, Estudos Sociais, Matemática, Ciências, Estudo da Vida Prática, Música, Desenho e Artefatos, Economia Doméstica, Educação Física, Educação Moral e Atividades Especiais.

Nível Ginasial: 
Língua Japonesa, Estudos Sociais, Matemática, Ciências, Música, Artes, Educação Física e Sanidade, Treinamento Técnico e Economia Doméstica, Língua Estrangeira (Inglês), Educação Moral e Atividades Especiais.


Mano,mais um motivo para eu querer morar e estudar no japão heuaheuah.

Uniforme Japones

Large


Vinha eu explorando a moda nipônica e me deparei com o famosíssimo uniforme japonês, que estamos acostumados a ver nos animes e mangás. Como é lindo!!! *.* Queria eu que os uniformes aqui no Brasil fossem lindos como os de lá, seria o máximo, não?


                                           As inspirações: o traje masculino foi inspirado na farda do exército da Prússia, já o clássico uniforme de marinheiro das colegiais (chamado de Seirafuku), foi inspirado na Marinha Real Britânica e só apareceu por volta de 1921. Foi só depois da Segunda Guerra Mundial que o estilo marinheiro se popularizou, ficando apenas uma camisa com lapela, um laço na camisa e uma saia básica com pregas. As cores também seguem um padrão até hoje, não fugindo muito dos tons de azul, branco, cinza, preto, verde claro e xadrez para as saias. As composições das peças também não são novidade, já que foi inspirado fortemente nas escolas religiosas do ocidente e adotado em escolas particulares no ano de 1980. Ou seja, nesta composição de peças teremos o Burêzakata (blazer) com o brasão da escola bordado em um dos bolsos, as calças sociais, as camisas brancas com gravatas e as famosas saias com pregas estampadas em xadrez. Não podemos esquecer que os tecidos também variam conforme as estações do ano, sendo que no inverno podemos ver os estudantes com casacos, camisas de mangás longas, mas, no caso das colegiais, de saia. Comentários à parte, é muita coragem sair de pernas de fora no inverno japonês em que as temperaturas chegam a baixo de zero e ainda por cima neva.
Os garotos asiaticos são lindos ? e com uniformes mais ainda ,quem nunca sonhou que os garotos da sala fossem assim.
 E aqui no brasil: Nós brasileiros conhecemos muito bem os uniformes japoneses, tudo graças aos animês e mangás, nós podemos ver milhares de estudantes desfilando poses malvadas e esbanjando sensualidade em trajes escolares customizados. O que dizer dos estudantes do animê/Mangá Tenjho Tenge, em que os meninos usam o estilo clássico de uniformes, o Gakuran, conseguindo passar para o leitor toda pose e estilo de um estudante barra pesada. Já os uniformes femininos são um paraíso à parte para os meninos. Personagens como as guerreiras de Sailor Moon, só aumentaram o fetiche sobre os famosos uniformes escolares ao estilo marinheiro.




Esse estilo já virou moda com várias tendências, como qualquer outro estilo de roupa normal, ganhando até revistas especializadas!
        
Fim de post 
....
Kisus 
Oyasumisai meus pandinhas 







6 comentários:

  1. Simplesmente AMO os uniformes das escolas japonesas!E as escolas de lá tem um funcionamento ótimo,e mais aprendizagem.Quem me dera morar lá *-*
    Beijos ~
    Blog-sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. As escolas no Japão devem ser,melhor são mil vezes melhores que as daqui.Quero estudar no Japão <33

    http://princesadopanico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho tão lindo o uniforme das escolas japonesas *--* e apesar de ser saia elas não são vulgares, imagina se fosse aqui :O nossa, quero nem imaginar ¬¬
    Realmente gostaria de ter estudado lá *--*
    Amei o post, bjs :*

    http://annyeongdramas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiie!Adorei seu blog!Admiro muito a cultura japonesa,adoro comer sushi e as comidas orientais,o Japão é um país encantador*-*To seguindo o blog e curti a fanpage,se possível retribue?Bjks!!

    oivaidosa2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo a visitinha semanal a todos meus afiliados, e amei o post. Eu simplismente sou apaixonada pelos uniformes das meninas , são muito kawaii ♥_♥
    Bjuu mãe to indo estudar no japão, rsrsr' ●ω●

    http://cantinhodak4mile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro os uniformes japoneses de vez em quando vou ao mercado usando o feminino

    ResponderExcluir

Leiam antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Deixe o link de se blog! Retribuirei a visita e comentário na medida do possível.
★ Ei, se quiser, e pode usar essas carinhas!

=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †
(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰ (◡‿◡✿) (◕〝◕)
✿◕ ‿ ◕✿   ❀◕ ‿ ◕❀   ❁◕ ‿ ◕❁   ✾◕ ‿ ◕✾  
^o^   ^.^   ^.^)   =^.^= ≧ω≦ ◎ܫ◎ ☼_☼ ◔_◔ ಠ_ಠ⊙_ʘ
(♥_♥) (◆_◆) (╥﹏╥) ( > c < ) (°ο°)(^人^) (˙×˙)
♥ ❤ ❥ (❥) 『♥』^♥^ ՏՁ »♥« 【★】 ★ ✰ ╰★╮
(*・∀・)/♡\(・∀・(゚ー゚)(。_。)*)(^_-)
。◕‿◕。 ^_^ ^.^ *o* *u* ^o^ T_T T.Tオ(・ェ・)ヤ(・ェ-)ス(-ェ・)ミ(-ェ-)。(◕‿◕✿) ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽● ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ≡(▔﹏▔)≡O(≧∇≦)O( ̄▽ ̄)ノヘ(^_^ヘ)(ノ^_^)ノ(*´ο`*)\(^∀^)メ(^∀^)ノ (^з^) (♥_♥) (*^.^) (^_^) ●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●